AS VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DO BPM PARA A REDUÇÃO DE CUSTOS E MANUTENÇÃO DO NEGÓCIO

Tecnologia de gestão a favor da redução de custos

"BPM é uma nova forma de articular e aplicar de modo integrado abordagens, metodologias, estruturas de trabalho, práticas, técnicas e ferramentas para processos que muitas vezes são aplicadas de maneira isolada. BPM é uma visão holística de organizar, estruturar e conduzir o negócio. BPM também reconhece o papel chave de pessoas com habilidades e motivação, bem como o uso correto de tecnologias para entregar melhores produtos e serviços para os clientes." (ABPMP Brasil, 2013).

A grosso modo, podemos dizer que o Gerenciamento do Processo de Negócio (BPM - Business Process Management) é um trabalho gerencial que integra as estratégias aos objetivos organizacionais e às necessidades/expectativas dos clientes, através do processo ponta a ponta de produção de um bem ou serviço. O BPM dispõe os recursos da empresa de forma que os propósitos planejados pela alta direção, sejam atingidos.

Grandes empresas costumam ter um Escritório ou uma área de BPM para maximizar seus resultados e eficiência operacional. Este Escritório de Processos - como também pode ser chamado - tem por finalidade o mapeamento, a automação e a gestão dos processos de negócio dentro de uma estrutura organizada, com definição de papéis e políticas. Apesar da complexidade do Gerenciamento do Processo de Negócios, o BPM pode ser aplicado a qualquer porte de empresa, incluindo as startups. Caso não seja adequado ou possível criar um Escritório de Processos, pode-se optar pela contratação de um profissional capacitado para a função. Afinal, minorar custos é importante para qualquer porte de empresa, bem como em todos os ciclos econômicos uma vez que otimiza o uso dos recursos, aumenta a competitividade de produtos ou serviços e a margem de lucro.

As empresas brasileira estão enfrentando, além da crise financeira, econômica e política a entrada de produtos mais baratos originados dos paises asiáticos e, até mesmo de parceiros comerciais do Mercosul. Neste sentido, o BPM é uma solução para combater preços elevados e garantir a competitividade metodológica diante de tamanha concorrência.

O BPM é um investimento de retorno garantido a partir da eliminação de gargalos, da redução dos desperdícios e dos tempos de parada, da otimização de tarefas e da conscientização dos colaboradores. Os resultados podem ser aferidos no médio e longo prazos após a redefinição de estratégias e seu realinhamento, ajuste e desenvolvimento de procedimentos, aplicação de novas tecnologias e treinamento dos envolvidos em todos os níveis hierárquicos.

Podemos citar como vantagens da prática do BPM:

  • Aumento da produtividade com um nível de falhas mínimo devido a organização das áreas, dos recursos,  num fluxo de atividades otimizado.
  • Redução do índice de absenteísmo e turnover devido a uma liderança clara e objetiva, do conhecimento do processo de negócio onde todos podem realizar suas atividades com qualidade e aderência aos objetivos organizacionais propostos.
  • Agilidade de resposta ao mercado em virtude da autonomia da área ou do profissional de BPM, que mantém uma linha direta de comunicação com a alta direção/CEO.
  • Maior controle através dos indicadores de performance.
  • Redução dos custos operacionais na proporção que os processos se tornam eficazes, eficientes, efetivos e os resultados se tornam frequentes.
  • Entre outras.
Com a prática do BPM os gestores podem alterar seus processos internos através de informações reais e não mais por intuição, conseguindo uma melhor performance empresarial. A automação do gerenciamento  dos processos de negócio pode ser feitas através dos BPMS (Business Process Management Suite ou System), que são softwares de gestão para esse fim que auxiliam na modelagem, execução, controle e monitoramento dos processos. Entretanto, se realmente não for possível essa implementação em sua totalidade, use o conceito de BPM que já será de grande valia para a redução de custos organizacionais.

Por Josiane Souza