REDUÇÃO DE CUSTOS ATRAVÉS DOS PROCESSOS EMPRESARIAIS

As empresas brasileiras, habitualmente, implantam programas de redução de custos de maneira compulsória, ou seja, diante de algo que ameaça a sobrevivência dela. Raramente, a redução de custos é uma ação planejada, estratégica e com o objetivo de se obter uma competitividade mercadológica aumentada. Considera-se custos com infra estrutura e equipamentos, pessoal, estoque, logística e tributação, porém, a grande maioria dos empresários e gestores deixam passar despercebidos custos com os processos do negócio. 

Antes de prosseguimos, vale lembrar que os custos determinam o preço dos bens ou serviços produzidos e que, por sua vez influenciam no volume de vendas  e, consequentemente, numa maior ou menor receita. Quando a empresa minora os custos, pode vender a um preço menor, aumentando o volume de vendas e a receita líquida.

Pois bem, todo negócio, independente do seu porte ou segmento, depende do tripé processos, pessoas e tecnologia para operar. Esse tripé precisa ser gerido de modo sistêmico, harmonioso e ordenado para alcançar seus objetivos. No entanto, se tivermos tecnologia de ponta mas, colaboradores que não sabem o que e como fazer, de nada adianta. Dessa maneira, conhecer os processos do negócio, suas operações, atividades de apoio administrativo e de gerenciamento vão fazer toda a diferença nos custos. Vejamos, rapidamente, os benefícios de um estudo minucioso dos processos internos: 
  1. Elimina o inútil e o supérfluo a partir do planejamento e organização da estrutura, de recursos e das operações da empresa.
  2. Minimiza esforços e maximiza os resultados da organização a partir da definição dos procedimentos, rotinas e métodos de execução de tarefas.
  3. Aumenta a produtividade por meio da promoção da qualidade de vida das pessoas no ambiente de trabalho.
  4. Reduz a utilização dos recursos, dos desperdícios e dos tempos de parada.
  5. Aumenta a confiabilidade e a produtividade dos bens e serviços.
  6. Diminuição dos gargalos e retrabalhos nas operações e atividades de apoio.
  7. Aumenta a previsibilidade e a rastreabilidade de dados, informações e documentos.
  8. Reduz o número de acidentes de trabalho e reclamações trabalhistas.
  9. Aumenta o índice de satisfação do cliente e como consequência, a redução das demandas consumeristas.
  10. Entre outros. 
Processos internos podem onerar mais a empresa, sem que ela perceba visto que, são custos indiretos, muitas vezes imperceptíveis. O foco do empresário com relação a redução de custos e despesas, independentemente do momento ser de crise ou não, deve ser o seu Core Business e a partir daí, trabalhar as normas, procedimentos, metodologias de trabalho, tecnologia e espaço físico. 


Por Josiane Souza