As empresas brasileiras, habitualmente, implantam programas de redução de custos de maneira compulsória, ou seja, diante de algo que ameaça a sobrevivência dela. Raramente, a redução de custos é uma ação planejada, estratégica e com o objetivo de se obter uma competitividade mercadológica aumentada. Considera-se custos com infra estrutura e equipamentos, pessoal, estoque, logística e tributação, porém, a grande maioria dos empresários e gestores deixam passar despercebidos custos com os processos do negócio.
Antes de prosseguimos, vale lembrar que os custos determinam o preço dos bens ou serviços produzidos e que, por sua vez influenciam no volume de vendas e, consequentemente, numa maior ou menor receita. Quando a empresa minora os custos, pode vender a um preço menor, aumentando o volume de vendas e a receita líquida.
Pois bem, todo negócio, independente do seu porte ou segmento, depende do tripé processos, pessoas e tecnologia para operar. Esse tripé precisa ser gerido de modo sistêmico, harmonioso e ordenado para alcançar seus objetivos. No entanto, se tivermos tecnologia de ponta mas, colaboradores que não sabem o que e como fazer, de nada adianta. Dessa maneira, conhecer os processos do negócio, suas operações, atividades de apoio administrativo e de gerenciamento vão fazer toda a diferença nos custos. Vejamos, rapidamente, os benefícios de um estudo minucioso dos processos internos:
Por Josiane Souza
Antes de prosseguimos, vale lembrar que os custos determinam o preço dos bens ou serviços produzidos e que, por sua vez influenciam no volume de vendas e, consequentemente, numa maior ou menor receita. Quando a empresa minora os custos, pode vender a um preço menor, aumentando o volume de vendas e a receita líquida.
Pois bem, todo negócio, independente do seu porte ou segmento, depende do tripé processos, pessoas e tecnologia para operar. Esse tripé precisa ser gerido de modo sistêmico, harmonioso e ordenado para alcançar seus objetivos. No entanto, se tivermos tecnologia de ponta mas, colaboradores que não sabem o que e como fazer, de nada adianta. Dessa maneira, conhecer os processos do negócio, suas operações, atividades de apoio administrativo e de gerenciamento vão fazer toda a diferença nos custos. Vejamos, rapidamente, os benefícios de um estudo minucioso dos processos internos:
- Elimina o inútil e o supérfluo a partir do planejamento e organização da estrutura, de recursos e das operações da empresa.
- Minimiza esforços e maximiza os resultados da organização a partir da definição dos procedimentos, rotinas e métodos de execução de tarefas.
- Aumenta a produtividade por meio da promoção da qualidade de vida das pessoas no ambiente de trabalho.
- Reduz a utilização dos recursos, dos desperdícios e dos tempos de parada.
- Aumenta a confiabilidade e a produtividade dos bens e serviços.
- Diminuição dos gargalos e retrabalhos nas operações e atividades de apoio.
- Aumenta a previsibilidade e a rastreabilidade de dados, informações e documentos.
- Reduz o número de acidentes de trabalho e reclamações trabalhistas.
- Aumenta o índice de satisfação do cliente e como consequência, a redução das demandas consumeristas.
- Entre outros.
Por Josiane Souza