DEMITIR É MESMO A MELHOR ESTRATÉGIA NO MOMENTO DE CRISE?

Temos a demissão como a prática primeira para a redução de custos organizacionais mas, será que ela é mesmo o gargalo financeiro?

Um estudo recente da Mercer Human Resource Consult com operação em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro desde 2015, afirma que apenas 47,06% dos custos anuais de uma empresa se referem às demissões. Os 52,94% restantes foram atribuídos a custos decorrentes da negligência na gestão provocando falhas operacionais, acidentes de trabalho e facilidade de furto de materiais. De acordo, ainda, com o estudo as despesas com os fatores citados anteriormente podem chegar a U$ 85 Bilhões por ano. 

Sendo assim, vamos colocar os dados na ponta do lápis:


U$ 85 bilhões ______ 100,00%                    X = U$ 40 Bilhões
                        X          ______    47,06%


Concluímos que são gastos o equivalente a U$ 40 Bilhões, no mesmo período, em despesas com demissão de pessoal. 

Diante dessa informação podemos deduzir que a organização empresarial, a criação de Normas e Procedimentos e o aperfeiçoamento contínuo dos processos de trabalho são medidas essenciais para a redução de custos e despesas. 

Vale lembrar que a gestão estratégica de pessoas é mais vantajosa para o negócio do que a simples indicação, sem critérios para a ocupação do cargo. No post anterior falamos da importância do tripé processo - pessoas - tecnologia estarem ajustados para a eficácia empresarial se estabelecer e permanecer.


Por Josiane Souza