REDUÇÃO DE CUSTOS COM PESSOAL NA CONTRATAÇÃO

Pense seus recursos humanos de maneira estratégica como você pensa os seus recursos financeiros: a influência da maneira como se contrata pessoas nos custos da empresa.


É sabido que, desde o Séc. XX e de maneira exponencial, a tecnologia tem substituído várias tarefas humanas nas organizações. Entretanto, nenhuma máquina conseguiu substituir a capacidade de processamento e criação do cérebro humano, sem falar nos sentidos como o olfato, o paladar e a audição que permitem ao indivíduo perceber sinais que nenhuma programação de máquina CNC (Computer Numeric Control) conseguiu atingir ainda.  Nesse sentido, podemos afirmar que as pessoas são o ativo mais importantes da empresa!  

Essa máxima é tão verdadeira que pesquisas demonstram que empresas de Headhunter (caçador de cabeças) movimentam em torno de U$ 40 bilhões ano. Sua missão? encontrar grandes talentos  - geralmente em empresas concorrentes - para compor o quadro de executivos do cliente. Outro exemplo é a contratação, nas empresas de alto impacto ou startups, utilizando o Raw Talent, ou seja "Talento Puro". No Raw Talent o profissional é avaliado pelos talentos natos como habilidade de liderança, capacidade de se comunicar em público, curiosidade, capacidade de execução de tarefas, tomada de decisão rápida, entre outras que não são aprendidas num livro (apesar de algumas pessoas conseguirem desenvolver com estudo e dedicação).

Grandes empresas pensam nos recursos humanos de maneira estratégica como pensam os recursos financeiros. Sabem que, principalmente, para cargos gerenciais uma falha na contratação custa três vezes o salário do profissional. Para cargos de apoio administrativo e operacional, a empresa desembolsa, ao menos, os custos da multa do FGTS e indenizações visto que, as Leis Trabalhistas brasileiras são protecionistas.  O tempo médio de permanência desse profissional na empresa é de um ano. As despesas com o salário pago à ele nesse período, os investimentos em treinamentos - mesmo que in loco - os desperdícios devido as falhas comuns do período de adaptação, entre outros, aumentam os custos organizacionais. Os gastos não param por aí: a empresa precisará reinvestir na procura e contratação do profissional adequado. 

Para evitar o consumo de recursos financeiros desnecessários, as grandes empresas apostam em uma equipe de RH estratégica e multidisciplinar, que utiliza de técnicas e métodos para "lerem" o perfil dos candidatos. Caso o contratado, ainda assim, apresente deficiências, a empresa não arrependerá de direcionar aportes para o desenvolvimento dele, já que o retorno é garantido. 

Mas uma empresa familiar de pequeno porte pode se valer dessas estratégias? Pode e deve! Obviamente que utilizando modelos adaptados à sua condição. Abaixo, seguem algumas dicas que vão fazer a diferença nos custos de empresas pequenas e/ou com perfil familiar:
  1. Defina claramente o objetivo da função para a qual o novo colaborador será contratado.
  2. Escreva, de maneira detalhada, as atribuições do cargo.
  3. Depois elenque os conhecimentos técnicos necessários como conhecimentos em informática ou para operar um determinado equipamento. 
  4. Leve em consideração a cultura organizacional da empresa e defina as características pessoais que você deseja para trabalhar com o gestor e com a equipe.
  5. Volte a atenção para o negócio da empresa: se você quer contratar uma Recepcionista para a sua clínica oftalmológica especializada em catarata, insira no perfil desejado o requisito idade. Uma jovem de 18 anos certamente não terá motivação, nem assunto para lidar com a maioria dos seus clientes, que são idosos. Nesse caso, prefira pessoas acima dos 35 anos, por exemplo.
  6. Evite usar exclusivamente o critério indicação para contratar alguém. A chance de falha é de 99%. 
  7. Se você é o dono da empresa, faça as entrevistas pessoalmente, pelo menos para os cargos chave.
Para analisar se o candidato é o perfil ideal que a sua empresa procura, utilize de:
  • Simulações de situações reais da rotina de trabalho para a qual o profissional será contratado;
  • Pergunte sobre a prática esportiva de preferência dele (suas facilidades e dificuldades) e perceba, por exemplo, se ele tem habilidade para trabalhar em equipe;
  • Se precisar de um perfil empreendedor pergunte se ele tem algum atividades paralelas como serviços autônomos, produção de conteúdos na Internet, participação em projetos sociais ou atividades de extensão na faculdade;
  • Questione-o a respeito do  último livro que leu (mesmo que baixado em PDF na Internet), a fim de saber o grau de interesse no seu autodesenvolvimento e atualização constante.
  • Outras perguntas que se relacionem com o cargo e façam sentido para a referida função.

Se forem seguidos os pontos acima com retidão, a empresa consegue elevar a produção em menor tempo, com menos esforço, com menor dispêndio de recursos materiais e um índice de falhas mais baixo. O retrabalho é um grande vilão dos custos organizacionais pois "queima" recursos que você não identifica com facilidade, quer ver? Consumo de água, energia elétrica, material de escritório, manutenção de equipamentos, banco de horas, acidentes de trabalho, perda de clientes para a concorrência, absenteísmo, horas técnicas que poderiam ser utilizadas para inovações e atividades do seu core business (parte principal do negócio), etc.

É necessário que as empresas contemporâneas percebam que seus colaboradores são parte da estratégia organizacional. Não estamos mais na Era Industrial, onde os empregados realizavam atividades meramente manuais, rotineiras, sem nenhuma necessidade de utilizar do intelecto.

Deve-se, por fim, tomar muito cuidado com o critério de seleção grau de parentesco ou amizade. Antes, deve-se levar em consideração o conhecimento técnico na função (mesmo que básico), bem como as habilidades profissionais e comportamentais para o cargo. Caso o parente ou amigo não as possua, invista em um curso de capacitação de curta duração como o de "Excelência no Atendimento ao Cliente". Outro ponto relevante é oferecer oportunidade de crescimento para os colaboradores, assim, eles vão querer fazer a sua empresa prosperar. Quem é valorizado não quer dar prejuízo. 

Não negligencie o seu processo de atração e retenção de talentos, pois ele pode ter um alto preço!

Por Josiane Souza